Apresentação
Academia Literária Feminina e as perspectivas de integração à cultura contemporânea
A Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul, fundada em 12 de abril de 1943, desenvolveu suas atividades reunindo associadas com o objetivo de valorizar a cultura e a intelectualidade das mulheres.
Desde sua fundação a Academia trabalha ininterruptamente para associar talentos e promover atividades culturais para o reconhecimento da plena cidadania. Dessa maneira acumulou ao longo do tempo um acervo significativo de produção literária de suas acadêmicas, em revistas, livros e coleções que, juntamente com o prédio próprio, constituem o patrimônio material da Academia.
Mas a sociedade contemporânea apresenta, hoje, uma nova realidade, a imperiosa necessidade de outros registros como vídeo, televisão e internet. Assim, se os projetos apresentados ao Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC) forem aprovados, no biênio 2007-2008, a Academia trabalhará em dois importantes eixos, a recuperação, preservação e divulgação do patrimônio material e imaterial.
O patrimônio material compreende o prédio da Academia, o livro Presença Literária, a Coleção Sempre Viva e demais literaturas publicadas pela instituição.
O prédio da sede, pela ação do tempo necessita de uma manutenção e de adaptações com vistas a atender a legislação para promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de necessidades especiais. Serão realizadas ações focadas na recuperação e adaptação do prédio, através de projetos, campanhas e sensibilização da sociedade.
O livro Presença Literária e a Coleção Sempre Viva são projetos já consolidados pela Academia e responsáveis pela divulgação da produção intelectual das acadêmicas e sócias, constituindo-se em importantes projetos da Academia.
O patrimônio imaterial compreende dois projetos: a Preservação e Difusão do Patrimônio Imaterial da ALFRS composto pelos vídeos e o Resgate e Divulgação do Patrimônio Imaterial da ALFRS, composto por portal.
O projeto “Preservação e Difusão do Patrimônio Imaterial da ALFRS” será realizado através da produção de vídeos, resgatando a história de cada acadêmica e também da Academia como instituição voltada para a cultura. O trabalho terá três etapas: a primeira composta pela pesquisa e entrevista; a segunda, produção e realização dos vídeos; e a terceira, a divulgação e distribuição dos produtos culturais.
O projeto “Resgate e Divulgação do Patrimônio Imaterial da ALFRS” objetiva disponibilizar o patrimônio imaterial na mídia adequada ao comportamento da sociedade moderna, que são os espaços virtuais de interatividade e complementaridade, através de um Portal, aproveitando a sinergia existente entre informação virtual via site e a comunidade.
Dessa maneira o acervo poderá ser acessado pelos internautas locais (brasileiros) e globais (estrangeiros) através da rede a um simples “clic” no computador, pois o caráter interativo e multipolar da comunicação virtual rompe limites demandados por instituições hegemônicas e pela mídia (textos, sons e imagens); o indivíduo escolhe e consome o que quiser nos horários, nas frequências e nos ângulos de abordagem de sua preferência. A Internet é um espaço fértil de infovias porque a sua comunicação funda-se na reciprocidade com dimensão comunitária e circular.
Assim, a Academia Literária Feminina RS, ALFRS, disponibilizará à comunidade o acesso ao acervo bibliográfico e videográfico para pesquisa, possibilitando o conhecimento da sua existência de forma gratuita e espontânea.
As características da tecnologia moderna via Internet (rede), é de navegação, interatividade e conectividade, resultando num maior leque de informação e, se direcionado corretamente, maior conhecimento sobre os diversos temas pesquisados. O Portal será uma opção de conhecimento, informativo e educativo, gratuito. Além de ser uma fonte de inspiração e estímulo para a formação intelectual e cultural do cidadão.
O projeto de preservação, recuperação e divulgação do patrimônio imaterial da ALFRS, através da produção dos vídeos e do portal, visa consolidar a imagem institucional pela integração da Academia às comunidades virtuais aproveitando as características da modernidade líquida, a conectividade. E também estimular os internautas a frequentarem site de conteúdos culturais, que possam influenciar significativamente a formação educacional e cultural no sentido desafiador da cultura da paz.
Eloá Muniz
Memorial Feminino
Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul
Patrimônio Histórico e Cultural do RS - Lei 12.772 de 04.09.2007
Memorial Feminino - PRONAC nº 06-8039
Projeto de organização do Memorial Feminino da ALFRS.
Os acervos literários requerem um tratamento específico, multidisciplinar, com interface nas áreas da Arquivologia/Biblioteconomia/Museologia e, em outras ciências sociais (História, Sociologia, Letras, Artes, Comunicação Social, etc).
Patrimônio Histórico e Cultural do RS - Lei 12.772 de 04.09.2007
Memorial Feminino - PRONAC nº 06-8039
Projeto de organização do Memorial Feminino da ALFRS.
Os acervos literários requerem um tratamento específico, multidisciplinar, com interface nas áreas da Arquivologia/Biblioteconomia/Museologia e, em outras ciências sociais (História, Sociologia, Letras, Artes, Comunicação Social, etc).
Biblioteca. (Clique aqui)
Arquivos da academia (Clique aqui)
Arquivos pessoais das acadêmicas (Clique aqui)
Foi elaborado um Manual para descrever os sistemas utilizados de coleta,
acondicionamento, arquivamento, catalogação e preenchimento de
dados através de fichas. Sugerimos, portanto, às prezadas colegas que,
em suas próprias casas, iniciem a organização de suas pastas pessoais
(arquivo pessoal). Reúnam o que desejam preservar e disponibilizar ao
público conforme modelo anexo. Assim será facilitado o trabalho
posterior dos técnicos, dentro da ALFRS. Este material deverá ser
entregue identificado, em envelopes pardos ou caixas de papelão
adequadas. (contato: teniza@portoweb.com.br)